Ministério da Palavra
Você sabe o que é ministério da palavra? Este é um ministério crucial para o crescimento de vida e, por isso, não podemos ter conceitos errados em relação a este ministério. Cada pessoa tem uma função e o ministério da palavra é utilizada pelo Senhor para confrontar a nossa vida, afim de que entremos para a realidade do Espírito. Que o Senhor possa nos ilumine.
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
DEUS JAMAIS DESISTIRÁ DE VOCE
1.Samuel 16.13 Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá.
Apesar do seu pecado, Deus não desiste de você, nunca desistiu. Nas famílias, aquele filho, o mais arteiro, aquele que está bebendo, cheirando [cocaína]... O pior dos filhos é para quem a mãe dá mais amor, não é verdade?
Pai e mãe não nos conhecem? Para eles precisamos falar que estamos tristes? Eles conhecem nossa voz ao telefone.
Deus é igual a esse pai e a essa mãe e conhece todos os nossos erros; até os que nós fizemos na semana passada, eles já sabem, pois nos conhecem. Deus o ama e quando vê você o ama do jeito que é.
Quantas decepções em sua vida? Muitas vezes, em nossas vidas, as pessoas que mais amamos nos ofenderam e disseram: “Você não vale nada! Não presta! É um mau filho”. Deus o acolhe do jeito que você está: você que perdeu o amor próprio e que se acha indigno do amor do Pai. Talvez você se veja hoje como a pessoa que menos mereça o amor do Senhor. Ninguém merece mesmo, isso prova de que maior é o amor.
Quando Deus escolheu a Davi, da casa de Judá, para ser rei sobre Israel, Ele mesmo enviou o profeta Samuel até a casa de Jessé para ungir um de seus filhos como o novo rei (1Sm. 16:13). Davi talvez como eu e você, não era ninguém aos olhos dos homens, ele não passava de um garoto que cuidava de ovelhas, um pastorzinho do interior (visto que Judá era umas das menores tribos de Israel). Jessé mostrou todos os seus filhos ao profeta, todos os que em sua visão humana poderiam ser “alguém na vida”, depois de haverem passado pelo profeta todos os irmãos de Davi, e um a um terem sido rejeitados por Deus, então Jessé lembra-se do pequeno pastorzinho, o caçula, aquele que “não era nada” e manda chamá-lo.
Quando Davi chega à presença de Samuel, Deus falou ao profeta que não atentasse à sua aparência, mas que o ungisse a despeito disso, pois o Senhor era com ele.
O pai o esqueceu; o profeta duvidou; mas DEUS ACREDITOU.
Ele era o melhor de Deus, não dos homens. Não queira ser o melhor dos homens, seja o melhor de Deus.
1. VOCÊ É O MELHOR DE DEUS NESTA TERRA.
Você crê no seu chamado? Ou vê apenas uma oportunidade de trabalho? Deus não quer que apenas trabalhemos para ELE, quer que venhamos cumprir o nosso destino Nele.
O salmo 139:16 diz que há um livro no céu que contam todos nossos dias. Eu quero viver o que está escrito ao meu respeito nesse livro, essa é uma escolha, eu decido viver ou não.
Davi havia sido escolhido por Deus para ser rei muito antes de nascer, o Senhor o tirou de detrás das malhadas e o ungiu.
Antes, apenas um pastor de coração humilde, valente, forte, capaz de matar leões e ursos.
Agora, ungido rei, porém, o jovem pastor de ovelhas não toma posse do trono imediatamente e também não é reconhecido pelos homens, apenas por Deus.
Somente em 2Sm. 5 que vemos Davi ser aclamado rei de Israel, isto é, aproximadamente 15 anos após sua consagração. Todavia vemos que Davi não se importou com o tempo de espera, não vemos Davi abatido, triste ou deprimido porque não tinha o reconhecimento humano ou porque as circunstancias negavam sua fé, pois ele sabia quem era, e porque Deus havia mandado o profeta ungi-lo como rei da nação.
Davi estava no centro da vontade de Deus, tanto como pastor, como rei e até mesmo como servo de um rei, quem mesmo ainda não tendo sido deposto pelos homens, já havia sido por Jeová.
2. SEJA SIMPLES E ESPERE DEUS CUMPRIRA O PROPOSITO DELE EM TUA VIDA
Mesmo após sua consagração, Davi continuou agindo com obediência e serviço (1Sm. 16:21). Na posição de rei, Davi devia prezar pela libertação de seu povo, ele ainda não havia subido ao trono para obter o título, porém, já compreendia o ofício, e dessa forma, foi até a tenda de Saul tocar sua lira, aquietando a alma do rei e afugentando os demônios que o atormentavam.
Na epístola do apóstolo Paulo aos Efésios, no capítulo 6:6-7 a Palavra de Deus nos aconselha a servir aos nossos senhores de boa vontade como servindo ao próprio Deus. Quando Davi foi ao encontro de Saul ele estava servindo a seu Deus. Servir a Saul fazia parte do plano de Deus para a coroação de Davi.
Lendo estas coisas eu me pergunto: Será que por Davi ter sido ungido rei, ele agora não cumprimentava mais ninguém? Será que agora ele só andava com os populares, os cantores gospel da época, os levitas mais expressivos? Teria sido por isso que ele ficou amigo do pop Jonatas e servia Saul, porque assim ele estaria mais perto da fama e provavelmente mais próximo do trono? Não, absolutamente! No entanto é assim que muitas pessoas se comportam hoje, pois são servos de homens e não de DEUS; pois buscam a fama, o status, ao invés do serviço.
Davi servia Saul com excelência porque ele sabia que esta era a vontade de Deus para sua vida, e que o bom líder é o que melhor serve.
Davi não procurou a companhia dos populares, pelo contrário, ele andava com aqueles que ninguém mais queria andar, os rejeitados, desacreditados, os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes, transformando-os em valentes fiéis que mudaram a história da nação com suas conquistas.
Só valentes são capazes de lutar (1Sm.22:2).
3. ANDE COMO FILHO DO REI E SIRVA COMO SERVO
Davi era o rei do momento (2Sm.5). Saul havia morrido e o povo reconhece Davi como rei.
Davi, porém, não foi um pequeno rei como os outros reis de Israel, ele edificou e serviu a nação com o seu ministério, não ficou tentando tirar vantagens em tudo.
Foi um grande servo do seu povo, reconhecia seus erros, se expunha a presença de Deus sem orgulho ao ponto de sua esposa Mical, questionar se realmente seu comportamento ao dançar diante da arca, condizia com a postura adequada a um rei.
Qualquer pessoa está sujeita a erros, reis, pastores, professores, pais, porém, o que faz a diferença em nossas vidas é a humildade para reconhecer nossas próprias falhas e deixar que o Senhor nos transforme, para que a cada dia nos acostumemos com a perfeição, a perfeição completa que habita em nós, o Espírito do próprio Deus.
A igreja esta cheia de ministros de plástico, religiosos, teólogos, grandes mestre que não levam ninguém a lugar algum, e que não são capazes de formar valentes porque estão cheios de si, tão preocupados com sua posição, seus títulos, patentes, e sua imagem pública que esqueceram da presença de Deus, e são medíocres, pensam estar ricos e abastados, todavia encontram-se pobres, cegos e nus.
Temos que andar de modo digno do Senhor e do nosso chamado, mas nunca nos esquecermos de suportarmo-nos uns aos outros em amor, servindo uns aos outros, considerando a cada um superior a nós mesmos para que o Senhor nos exalte, pois nossa glória é a cruz.
Como diz minha mãe o sol nasce para todos, deixe o sol da justiça brilhar sobre você, você pode ser o Davi ou os valentes dessa geração que Deus esta procurando para ungir.*********************************************
Vitória é a Arte de Você Continuar, Onde os Outros Resolvem Parar.
Atos 16:25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
Se você abrir sua Bíblia em atos dos Apostolo, você verá que os dias nos quais viveu o apóstolo Paulo não eram diferentes destes que vivemos hoje em nosso país.
Pôr isso é possível aprendermos com ele como sobreviver dependendo de Deus em meio à crise; afinal, assim como os nossos dias, os dias do Apostolo Paulo eram dias de fome, miséria, contradições, injustiças sociais, abusos de poder e ainda, sincretismo religioso é possível viver na dependência de Deus em circunstâncias de tamanha inquietação, dúvida, temor, preocupação e angústia?
Como depender de Deus em tempos de desemprega e escassez financeira sem retroceder diante dos desafios, sem perder a doçura humana e a singeleza do amor de Cristo em nós?
A experiência vivida pelo Apostolo Paulo serve hoje para nos ensinar a manter a fé em Deus, principalmente nas adversidades, e a depender dele em tempos de escassez e mais ainda que Vitória é a Arte de Você Continuar, Onde os Outros Resolvem Parar.
O próprio Senhor pode nos colocar numa situação desafiadora, de extrema necessidade, e dentre suas inúmeras possibilidades, podemos ser colocados pôr Ele num estado de total impotência; Você está vivendo assim? Você está vivendo um momento de Crise? Está enfrentado escassez e carestia? Portanto Aprenda, como o Apostolo Paulo aprendeu que Vitória é a Arte de Você Continuar, Onde os Outros Resolvem Parar. “... segundo sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de nossas necessidades Filipenses 4.19”.
Violino
ERA UMA VEZ um grande violinista chamado PAGANINI. Alguns diziam que ele era muito estranho. Outros que era sobrenatural. As notas mágicas que saíam de seu violino tinham um som diferente, por isso ninguém queria perder a oportunidade de ver seu espetáculo.
Numa certa noite, o palco de um auditório repleto de admiradores estava preparado para recebê-lo. A orquestra entrou e foi aplaudida. O maestro foi ovacionado.
Mas quando a figura de Paganini surgiu, triunfante, o público delirou. Breves e semibreves, fusas e semifusas, colcheias e semicolcheias parecem ter asas e voar com o toque daqueles dedos encantados.
Paganini coloca seu violino no ombro e o que se assiste a seguir é indescritível.
DE REPENTE, um som estranho interrompe o devaneio da platéia. Uma das cordas do violino de Paganini arrebenta.
O maestro parou.
A orquestra parou.
O público parou.
Mas Paganini não parou.
Olhando para sua partitura, ele continua a tirar sons deliciosos de um violino com problemas.
Mal o público se acalmou quando, DE REPENTE, um outro som perturbador derruba a atenção dos assistentes. O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar.
Uma Outra corda do violino de Paganini se rompe.
O maestro parou de novo.
A orquestra parou de novo Paganini não parou.
Como se nada tivesse acontecido, ele esqueceu as dificuldades e avançou tirando sons do impossível.
O maestro e a orquestra, impressionados voltam a tocar. Mas o público não poderia imaginar o que iria acontecer a seguir. Todas as pessoas, pasmas, gritaram OOHHH! Que ecoou pela abobadilha daquele auditório.
Uma terceira corda do violino de Paganini se quebra.
O maestro pára.
A orquestra pára.
A respiração do público pára.
Mas Paganini não pára.
Como se fosse um contorcionista musical, ele tira todos os sons da única corda que sobrara daquele violino destruído.
Nenhuma nota foi esquecida. O maestro empolgado se anima. A orquestra se motiva.
O público parte do silêncio para a euforia, da inércia para o delírio. Paganini atinge a glória.
Seu nome corre através do tempo. Ele não é apenas um violinista genial. É o símbolo do profissional que continua diante do impossível.
MORAL DA HISTÓRIA. Eu não sei o tipo de problemas que você está tendo. Pode ser um problema pessoal, conjugal, familiar, sei lá o quê é que está afetando sua estima ou seu desempenho profissional. Mas uma coisa eu sei. Nem tudo está perdido.
Ainda existe uma corda e é tocando nela que você exercerá seu talento.
Tocando nela é que você irá vibrar. Aprenda a aceitar que a vida sempre lhe deixará uma última corda. Quando você estiver desanimada, nunca desista.
1. – VIVA COM MOBILIDADE – SEJA CRIATIVO.
Não nos prendamos; busquemos o que é mais prático para nós...
v. 24 nos diz ... E lhes prendeu os pés no tronco.
Paulo e Silas haviam sido levados ao cárcere e amarrados em um tronco, nem por isso eles ficaram lamentando, pelo contraria usaram sua boca e louvaram e oraram a Deus.
v Portanto; Ainda existirá a corda da persistência inteligente, do "tentar mais uma vez".
Do dar um passo a mais com um enfoque novo.
Desperte a vida, os sonhos que existe dentro de você e avance para vencer.
Vitória é a arte de você continuar, onde os outros resolvem parar. Josué 1.9
Quando tudo parece ruir, dê uma oportunidade a você mesma e vá em frente.
Eclesiastes 3.11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa DESCOBRIR a obra que Deus fez desde o princípio até o fim.
2. VIVA COM SABEDORIA LUTANDO E CRENDO EM DEUS.
Devemos discernir quais são os agentes de Deus e não agir com infantilidade; façamos a nossa parte...
v. 25 Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus.
Paulo e Silas não ficaram lamentando o porquê Deus não fez, ou os livrou da prisão, pelo contrario louvaram a Deus, esse é o sinal de perseverança, de confiança e lutas, por que em meio as adversidades eles não esqueceram de Deus e de sua fidelidade.
v Portanto; Toque na corda da motivação e tire sons de resultados positivos.
· Mas antes pergunte: quem motiva o motivador?
· Isto é: quem motiva seu cérebro, que motiva sua mão, que toca seu violino? Jeremias 29.11
· Não se frustre, não se desespere, lembre-se: ainda existe a última corda: a do aprender de novo para deslumbrar e gerar soluções.
3. - VIVA E APRENDA QUE O PODER PERTENCE A DEUS.
v. 26 ... Abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
Paulo e Silas e seus companheiros puderam ver a ação de Deus quando os seus filhos se mostram submisso mesmo diante de deserto onde falta, comida, água e coragem.
v Nunca a vida lhe quebrará todas as cordas.
· Se os resultados estão mal, é a sua oportunidade de tocar a última corda, a da imaginação que reinventa o futuro com inovação contínua. Mateus 6.33 Jeremias 29.13 – 14.
· É sempre a corda esquecida que lhe dará o maior resultado.
· Mas, se por acaso, você estiver mesma no fundo do poço, esta é a sua grande oportunidade de tocar na melhor corda do universo: você, ACREDITAR EM VOCÊ!!!
Conclusão.
Paulo e Silas poderiam pensar que as grades, as correntes a prisão fosse o fim para calar com os seus louvores e orações,
Com os seus sonhos,
Com as suas alegrias,
Com a esperança,
Sua fé em Deus, Pelo contrário diz a palavra que Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam...
A pergunta é você em meio as dificuldade vai cantar louvores a Deus ou reclamar da vida. Vitória é a Arte de Você Continuar, Onde os Outros Resolvem Parar.
Pr. Abinadabe C.